Prefeitura anuncia a reabertura gradual do comércio

O Prefeito Pedro Franco anunciou no final da tarde desta sexta feira, 29 de maio, por meio do Decreto 33/2020, a adesão integral ao Plano São Paulo para reabertura de setores da economia durante a quarentena de enfrentamento ao coronavírus.

O plano foi elaborado por autoridades estaduais em sintonia com especialistas do Centro de Contingência do coronavírus e do Comitê Econômico Extraordinário que atuam voluntariamente em apoio ao Estado. Os eixos principais das cinco fases de reabertura também foram discutidos com prefeitos e representantes de diversas associações comerciais e empresariais.

Engenheiro Coelho, que pertence ao DRS (Departamento Regional de Saúde) de Piracicaba, está classificado na fase 2 (laranja). Nesta etapa, está prevista a retomada com restrições ao comércio, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias. Estes estabelecimentos deverão atender diariamente com a capacidade reduzida a 20% e por apenas quatro horas seguidas.

Os demais serviços não essenciais, como bares, academias de ginástica, centros de prática esportiva e salões de beleza continuam fechados – restaurantes e similares poderão funcionar, desde que no sistema delivery/drive thru. A interdição total de espaços públicos, eventos que geram aglomerações – festas, shows, campeonatos etc – permanece por tempo indeterminado, assim como a retomada de aulas presenciais.

A Prefeitura ressalta ainda a importância das medidas de segurança, como: usar máscara, utilizar o álcool em gel constantemente, manter o distanciamento e evitar aglomerações.

Isolamento

O distanciamento social ainda é a principal recomendação para conter a disseminação do coronavírus. Mesmo com a reabertura em São Paulo, há exigência do isolamento social das pessoas de grupos de risco, como maiores de 55 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico.