Palestra sobre telenovela tem nova data

A Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que a Palestra sobre “Telenovela”, que será ministrada pelo jornalista Raphael Scire, foi adiada em virtude da greve dos caminhoneiros e agora acontecerá na próxima quarta feira, 13 de maio.

De acordo com a Secretaria, as inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de junho no CRAS (Rua Benedita Neves de Oliveira, n.º 441, Residencial Eldorado I). Ao todo serão 30 vagas para jovens acima de 14 anos. A atividade será realizada no Centro Comunitário “Rosângela Aparecida Batistela”, 14h às 17h, e é totalmente gratuita.

Principal e mais consumido produto audioviosual brasileiro, a telenovela é um gênero com características e elementos muito próprios. Sua influência na sociedade vai além do simples entretenimento e, não raro, as tramas abordam questões relevantes de diferentes perspectivas sociais, econômicas e políticas. A palestra “Telenovela – Elementos e influência do gênero na sociedade brasileira” propõe discutir a telenovela a partir de uma análise de seus elementos, através de casos que exemplificam seus principais pilares, e também levar luz à exemplificação de como os folhetins refletem os momentos e pautas da sociedade brasileira em diferentes períodos.

A atividade é realizada em parceria com o programa Pontos MIS – da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo.

Currículo

Raphael Scire é jornalista, autor da biografia “Crimes no horário nobre – um passeio pela obra de Silvio de Abreu” (Giostri, 2013) e da comédia romântica “Eu me apaixonei pela pessoa errada” (Giostri, 2017). Também dramaturgo, em 2012 teve sua peça “Sucesso com C”, sobre o universo de uma família pertencente à então classe C brasileira, selecionada pelo concurso Dramaturgias Urgentes, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil. Em 2014, participou da equipe de roteiro do programa “Tudo pela Audiência” (Multishow). Foi colaborador de roteiro no documentário “Lutando Para Vencer” (2016), uma coprodução Maloca Studios e Tru3Lab para o Canal Combate e Rede Globo. No ano seguinte, assinou o roteiro e a pesquisa do primeiro documentário Brasileiro Original Netflix, “Laerte-se”, função que também desempenhou no longa-metragem “Haenyeo – A Força do Mar” (NatGeo e TV Cultura). E ainda em 2018, participou da equipe de roteiro da quarta temporada do reality show “The Taste Brasil” (GNT).

Fonte: Prefeitura de Engenheiro Coelho – Departamento de Relações Públicas