“DIA D” da vacinação contra o sarampo ocorre nesta sábado (15)

A Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria da Saúde, realiza nesta sábado, 15 de fevereiro, o “DIA D” da campanha de vacinação contra o sarampo.
De acordo com a Secretaria, a ação ocorrerá na Sala de Vacina, localizada no Centro de Especialidades Médicas (Rua 13 de Maio, n.º 103, Centro), das 08h às 17h.
Nesta primeira etapa, as doses serão aplicadas em pessoas na faixa etária de 05 a 19 anos que ainda não foram imunizados contra a doença. Ainda de acordo com a Secretaria, a Sala de Vacina também estará funcionando durante a semana, das 08h às 12h e das 13h às 16h30.
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante comparecer aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.
Febre Amarela
No Estado de São Paulo, os postos de saúde oferecerão também a vacina contra febre amarela, para pessoas a partir de 9 meses. A dose pode ser aplica simultaneamente com a tríplice viral, caso haja necessidade, em pessoas a partir de 2 anos de idade.
Em crianças com idade inferior, será priorizada a vacina contra o sarampo e agendada a aplicação da vacina contra febre amarela para quatro semanas depois. A vacina contra febre amarela leva dez dias para garantir proteção efetiva, e é fundamental para pessoas que vão circular em áreas verdes no carnaval, por exemplo.
Devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina contra febre amarela os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído e transplantados. Não há indicação de imunização para grávidas, mulheres amamentando, crianças com até 6 meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticóides em doses elevadas (como por exemplo Lúpus e Artrite Reumatoide) e alérgicos a ovo.

BOLETIM DA SAÚDE: DENGUE

A Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria de Saúde, compartilha semanalmente a situação da dengue na cidade, com dados ...