História do Município de Engenheiro Coelho

História
Em meados de 1908/1910, a terra onde se encontra o município de Engenheiro Coelho era conhecida como Guaiquica, e pertencia a Joaquim Cardoso de Moraes. Com a intensificação da imigração no inicio do século, instalou-se nas terras Pedro Hereman, imigrante belga que as adquiriu e passou a chamá-la de Fazenda São Pedro. Dinâmico, Pedro Hereman, a cada ano que passava, mais construía e produzia na fazenda, aumentando as colônias existentes e dando-lhes equipamentos necessários a sua manutenção. Em 2 de Junho de 1912 foi inaugurada a Estação da Estrada de Ferro na Colônia da Guaiquica, que passou a ser conhecida por Estação de Engenheiro Coelho do Bairro da Guaiquica. O nome Engenheiro Coelho foi uma homenagem ao Engenheiro José Luiz Coelho que, na época, era inspetor de estrada de ferro e representante da Fazenda Estadual. Com a construção da estrada que liga Limeira a Mogi Mirim em meados de 1939 a colônia começa a se desenvolver. Em 14 de maio de 1980 Engenheiro Coelho é elevado à categoria de distrito pela Lei Estadual nº 2343. Em 3 de outubro de 1991 a cidade passa a ter administração própria com a eleição dos primeiros vereadores e do primeiro prefeito.
UMA CIDADE QUE NÃO PARA DE CRESCER - Com apenas 25 anos de emancipação política, o município de Engenheiro Coelho não para de crescer. Além do grande avanço nas áreas, agrícola, industrial, serviços públicos e de infraestrutura, a cidade apresenta uma das maiores taxas de crescimento populacional da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Comparando os dados dos últimos dois censos, Engenheiro Coelho foi à segunda cidade que mais cresceu na RMC e a oitava no Estado de São Paulo, com um aumento de 56,7%, passando de 10.033 pessoas para 15.719. Engenheiro Coelho possui uma área de 109,94 km². A economia do município está baseada na agricultura, destacando-se a produção de laranja, de cana-de-açúcar, mandioca, hortaliças, etc. A cidade também abriga indústrias de grande e médio porte. A composição do setor de serviços é diversificada, com a maior participação a cargo das atividades imobiliárias e serviços prestados às empresas, assim como o comércio está em franco desenvolvimento. Creches e escolas compõem o quadro educacional, junto com o campus da UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo). Mantendo as características de cidade pequena e administrando ordenadamente seu crescimento, Engenheiro Coelho tem se destacado entre as cidades da região, sendo considerado um ótimo lugar para se viver. O município ostenta bons níveis nos indicadores sociais, segundo o IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social).

Armazém, depósitos, garagem, salas de aula e a casa da diretoraÁrvora genealógica da Família Johannes HeremanÁrvora genealógica da Família Petrus HeremanBanda de MúsicaCafezal da Fazenda GuaiquicaCapela de São PedroCardeneta da Fazenda São PedroCasa da diretora da escola e fachada da estação ferroviária desativadaCasa da Fazenda GuaiquicaCasa, depósitos e garagem da Fazenda GuaiquicaEstação GuaiquicaEventos da épocaFachada das duas salas de aulaFamília Forner e Associação Esportiva São PedroFazenda GuaiquicaFazenda Guaiquica - As primeiras casasFazenda Guaiquica - Bodas de Ouro Família FornerFazenda Guaiquica - Colonia centralFigueira da Fazenda GuaiquicaFolheto de registro de falecimento de  Theophile HeremanFoto Aérea de Engenheiro Coelho - 1980Foto Aérea de Engenheiro Coelho - 2010Foto da capela e do primeiro loteamentoFoto da Rodovia SP-147 e vista parcial do bairro Parque das IndustriasGuaiquica Futebol ClubeInauguração do campo de pousoInauguração do primeiro poço artesianoLogotipo da torrefação de café e Família HeremanMomento em que o Juiz assinava a ata de fechamento do plebiscito que determinou a emancipação do distrito de Engenheiro CoelhoPedro HeremanRótulo do aguardente de cana GuaiquicaSede da Fazenda GuaiquicaTerreiros de Café da Fazenda GuaiquicaUma das casas da Fazenda GuaiquicaVista aérea da cidade de Engenheiro CoelhoVista aérea do centro da cidade de Engenheiro CoelhoVista parcial da Praça Antonio Batistella e do Campo de Futebol do São PedroVista parcial da Rua Pedro Forner