Engenheiro Coelho inicia vacinação contra a gripe

A partir desta quarta feira, 10 de abril, crianças de seis meses a seis anos e gestantes devem procurar a Sala de Vacina para receberem a dose (trivalente) contra a gripe – que protege contra três subtipos do vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B. A partir do dia 22 de abril, a vacinação contra influenza se estenderá também aos demais públicos-alvo da campanha: idosos, profissionais da saúde, professores, mulheres que deram à luz há no máximo 45 dias, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a Campanha irá até 31 de maio e, para intensificar a vacinação, haverá atendimento em horário especial as terças e quintas, das 18h às 20h30. Outra medida importante é que as UBS’s estarão agendando uma data para a vacinação em acamados.

Segundo o Dr. David Forner, Diretor de Vigilância em Saúde, a vacina começa a fazer efeito em no máximo quatro semanas e é útil por aproximadamente doze meses – uma temporada do vírus, “Entre abril e outubro, período de inverno, ocorre a maior incidência da doença”.

Ainda segundo o Diretor, os principais sintomas são: tosse, febre alta, dores (muscular, de cabeça e de garganta), e irritação nos olhos e nos ouvidos, “A melhor maneira de se prevenir é: tomar a vacina; lavar sempre as mãos e evitar contato com os olhos, nariz e boca; e cobrir a boca quando tossir ou espirrar”.

A Sala de Vacina esta localizada no prédio da Secretaria da Saúde (Rua 13 de Maio, n.º 103, Centro – antigo prédio da CLIMEC) e funciona das 08h às 16h30.

Fonte: Prefeitura de Engenheiro Coelho – Departamento de Relações Públicas