CAPS Engenheiro Coelho realiza evento ‘Setembro Amarelo’ de prevenção ao suicídio

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Engenheiro Coelho realiza evento em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio. O evento, acontece até a terça-feira (28), de forma virtual e presencial. Na sexta-feira (24), acontece a parte presencial, com uma palestra do Ricardo Cortez Mofato, falando sobre suicídio.

De acordo com a Coordenadora do CAPS na cidade, a psicóloga Aline Sant Anna de Matos, ‘Setembro Amarelo é um momento dedicado para tentarmos diminuir o preconceito e conscientizar as pessoas de que falar é o melhor remédio para o suicídio.’

Durante a semana, de forma on-line, o CAPS vem divulgando vídeos falando sobre o suicídio. Nos vídeos, são abordados temas como a origem do ‘Setembro Amarela’, indícios de riscos e prevenção, além de como é o tratamento psicológico. Toda a produção dos vídeos foi feita por profissionais do CAPS de Engenheiro Coelho.

O ponto alto da programação acontece de forma presencial na sexta-feira (24). A palestra do psiquiatra, Dr. Ricardo Cortez Mofato, que atende há mais de 10 anos no CAPS da cidade e tem início as 9h.

O suicídio é um tema delicado, deve ser tratado por todos e o trabalho do CAPS é abordar o assunto da melhor forma possível. “É importante para quem sofre com a ideação suicida saber que pode pedir ajuda. Também é importe que quem está em volta saber perceber os indícios a tempo e ajudar essa pessoa”, finaliza Matos.

Quem quiser participar da programação preparada pelo CAPS, pode assistir aos vídeos na rede social do CAPS de Engenheiro Coelho no Facebook ou presencialmente, na sexta-feira (24), a partir das 8h.

 

Serviço

Setembro Amarelo

Sexta-feira (24) – 8h30

Palestra sobre suicídio – Dr. Ricardo Mofato

CAPS – Rua Teófilo Haeck, 520